terça-feira, 1 de abril de 2008

Tributo aos Mutantes

Na quinta passada, saí de casa para programas culturais.

Fui empolgada até o Theatro Treze de Maio para ver “Sonhos de uma noite de verão”. A fila se espalhava pela praça Saldanha Marinho e o meu lugar nela era longe, bem longe das portas do teatro. Alguns minutos e poucos passos depois a porta se fechou e eu fiquei de fora. Eu e mais uns quantos. Tudo bem, no outro dia os comentários foram que da obra de Shakespeare, a peça não tinha muito.

Mais tarde, e aí um programa de sucesso, fui ao Zeppelin, onde tocou a Banda Jardim Elétrico. Não sou fã assídua, mas gosto bastante de Mutantes, e a banda encarregada do tributo convenceu, era realmente boa.

Então achei válida algumas informações sobre Os Mutantes e sobre a Jardim Elétrico.

Os Mutantes

Banda formada no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais). Foram um dos grupos mais dinâmicos, talentosos e radicais da era psicodélica. Um trio de experimentalistas musicais. Foram do tropicalismo ao rock progressivo.

Em 1970 gravaram um disco em uma passagem pela França (Tecnicolor), que só foi lançado em 1999, já com Ronaldo Leme, Dinho, na bateria.
Em 1972 é lançado o disco que contém o maior sucesso da banda, “Balada de Louco”.

Ainda em 1972, Rita Lee foi convidada a gravar um disco solo. Assim saiu “Hoje é o primeiro dia do resto de sua vida”, que na verdade teve a participação de todos os integrantes da banda,tanto na gravação quanto na composição, porém foi creditado à ela. Em seguida, junto a outros contratempos, Rita sai da banda e segue carreira solo.

Os Mutantes começam a decair por problemas com gravadores, que viam os álbuns sem Rita não emplacaram e por problemas pessoais, sobretudo de Arnaldo Baptista, que depressivo, maniático e com comportamentos patológicos deixa a banda em 1973.

Em 1978, após constantes trocas de membros e brigas internas, Sérgio decide terminar com o grupo.

Em 2006, Os Mutantes são convidados pelo centro cultural londrino Barbican a se apresentarem em uma exposição dedicada à Tropicália. Rita não aceita. Arnaldo, Sérgio e Dinho (que não tocava profissionalmente há cerca de 30 anos) aceitam e formam a banda com os músicos da banda de Sérgio e a convidada Zélia Duncan nas partes vocais que seriam de Rita.

Em setembro de 2007, Zélia Duncan e Arnaldo Baptista anunciaram a saída dos Mutantes. Zélia alegou que queria se dedicar mais a sua carreira solo. Arnaldo quer escrever sua autobiografia e lançar seu livro de ficção: Rebelde Entre os Rebeldes, tem projetos de lançar dois álbuns da Patrulha do Espaço, sua banda pós-Mutantes. Sérgio Dias ao lado de Dinho Leme garantiu que a banda vai continuar e gravar um disco de inéditas.

Ao todo a banda lançou 10 álbuns e mais algumas compilações e compactos.

Banda Jardim Elétrico

A banda Jardim Elétrico surgiu com a idéia de fazer tributo a uma das maiores bandas brasileiras, Os Mutantes, levando por isso o nome do quarto disco da banda.
Formada há quase um ano a banda santa-mariense conta com André "Melão" nos teclados, Guilherme Wallau na guitarra e voz, Juliana Polaca como Rita Lee, Matias Rempel no baixo e Rafael Berlezi "Révi" na bateria.
A banda pretende futuramente ampliar seu repertório adicionando mais nomes do rock brasileiro da década de 70 além dos Mutantes.

6 comentários:

Anônimo disse...

Considero importantíssimo o trabalho dessas bandas.
Em Porto Alegre, a banda ARNALDOS está na estrada há mais de 10 anos. Vão além do cover, e fazem um verdadeira homenagem através do já tradicional projeto 'Baile Psicodélico'.
Amo Mutantes.

Bruna Cipriani Luzzi disse...

Clau, mto bom o post =]
gosto das musicas e agora aprendi um pouco mais sobre eles!

o show do Jardim eletrico tava mto bom aquele dia no zepelin e só p constar dia 27/04 eles vão estar no Santa Ceva!

vamos la conferir galera! =]

querooooo mais clau!
bjão

mmelz disse...

poutz... infelizmente vou ter que te dizer que perdestes uma baaaita peça! eles estiveram por aqui no ano passado e foi muito, muito, muito bom!
e, sobre Mutantes... bom, eles são os mutantes, oras bolas! mesmo não sendo muito fã deles, sei da expressão que tiveram na história da música brasileira, então...

saudade gigante, guriazinha!

Consultor Previdenciário disse...

Convite.
Visite meu blog e, caso goste, vote no blogstar.
Fico na espera

Anônimo disse...

Bem interessante, mesmo (Pelo menos pra quem curte a banda)
A Rita é uma vadia, não aceitou se apresentar por quê?!

Maíra Bianchini disse...

Bom, não conheço muito sobre os Mutantes, então o texto foi bem informativo =)

De repente nós vamos no Santa Ceva dia 27, como disse a Bru, pra eu conhecer as músicas ehueeuhue

Bjãoo, Clau ;**